Un instrument d’analyse et de mesure
du handicap en quatre dimensions

Selon le Système d’Identification et
de Mesure du Handicap « S.I.M.H. »
(Paris, Porto, Montréal, Tunis,
Jérusalem, Padoue, Belgrade)

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Handitest português

Um instrumento de análise e de medida
da handicap em quatro dimensões

Version Portugaise par Teresa Magalhães, Professeur de médecine légale à la Faculté de Médecine de Porto, Directrice de l’Institut médico-légal de Porto, auteure de Estudo tridimensional do dano corpoal: Lesao, funçao e situaçao (sua applicaçao médico-légal), Almedina, Coimbra, 1998.

 

Data do exame: .......... /.......... /..........

Identificação da pessoa

Nome:..............................................................................................
Prenome:.....................................................................................................
Sexo: M    F   
Data de nascimento:........................................................................
N° da Segurança Social:....................................................................
Endereço:.................................................................................................
..............................................................................................................
 
Escolaridade: Profissão:
Estrutura pré-escolar
Em actividade profissional
Escola normal
De baixa para o trabalho
Escola adaptada
Sem actividade profissional
Sem escolaridade
Reforma
 
Situação familiar:
Solteiro(a)            Casado(a)            Divorciado(a)            Viúvo(a)  
Número de crianças ou de pessoas a cargo:..........................
Conjugue com actividade profissional:          sim             não  

 

Identificação de patologias

Doenças ou traumatismos
Data de início
Prognóstico
Estável
Melhoria
Agravamento
1)        
2)        
3)        
4)        
5)        

 

Avaliação do corpo

(Modificações do corpo: lesionais ou corporais)

Score1: escala de gravidade para o corpo
0
sem lesão
1
lesão mínima
2
lesão de importância média
3
lesão importante
4
lesão muito importante

 

 
Gravidade
0
1
2
3
4
Cerebrais          
Espinais (espinal medula)          
Dos órgãos da audição          
Dos órgãos da visão          
Dos órgãos da mastigação          
Da face, cabeça e pescoço          
Dos órgãos de deglutição          
Dos órgãos da fonação          
Dos órgãos do olfacto          
Do aparelho respiratório          
Do aparelho cárdio-vascular          
Do aparelho urinário          
Dos órgãos digestivos, incluindo ano-rectal          
Das glândulas endócrinas          
Do aparelho hematopoiético e imunológico          
Do aparelho sexual e da reprodução          
Do revestimento cutâneo          
Dos órgãos da sensibilidade superficial          
Da coluna vertebral          
Da caixa torácica          
Do membro superior direito          
Do membro superior esquerdo          
Do membro inferior direito          
Do membro inferior esquerdo          

Altura: .................... Peso: ....................

 

Avaliação Funcional

Score2: escala de gravidade para as funções
0
sem limitações funcionais
1
incómodo ou desconforto sem limitação objectiva
2
limitação funcional impondo o recurso a ajuda técnica ou medicamentosa
3
limitação funcional impondo o recurso a ajuda humana parcial
4
impossibilidade, ou recurso total a ajuda humana

 

Lado dominante:
Dextro           Esquerdino           Ambidextro  
Gravidade
0
1
2
3
4

Postura

e

Deslocamentos

Permanecer na posição deitada          
Permanecer na posição ortostática          
Permanecer na posição sentada          
Virar-se na posição deitada          
Passar da posição deitada à posição sentada          
Passar da posição sentada à posição ortostática          
Andar ou deslocar-se na horizontal          
Correr          
Levantar-se do chão          
Manter o equilíbrio (risco de queda)          
Manipulação

Preensão
Preensão com a mão direita          
Preensão com a mão esquerda          
Deslocar a mão direita no espaço          
Deslocar a mão esquerda no espaço          
Comunicação
Oral          
Escrita          
Outras formas de comunicação          
Audição à direita          
Audição à esquerda          
Visão à direita          
Visão à esquerda          
Cognição


Afectividade
Memória          
Raciocínio lógico          
Capacidade de aprendizagem          
Orientação temporal e espacial          
Comportamento          
Afectividade          
Controlo dos
esfincteres
Controlo da urina          
Controlo das fezes          
Sexualidade
Procriação
Ter relações sexuais          
Procrear          
  Adaptação ao esforço físico          
Mastigação          
Deglutição          
Possibilidade de tosse eficaz          
Protecção cutânea contra a agressão          
Sono          
Estado vigil          

 

Avaliação situacional

Score3: escala de gravidade para as situações de vida
0
sem dificuldade
1
incómodo ou desconforto sem limitação objectiva
2
handicap compensado por ajuda técnica
3
handicap implicando o recurso a ajuda humana parcial
4
handicap total com impossibilitdade, implicando o recurso a ajuda humana parcial total

 

 
Gravidade
0
1
2
3
4

Actos

da

vida

corrente

Comer e beber          
Utilizar a casa de banho          
Fazer a sua toilette          
Vestir-se e despir-se
    Parte superior do corpo
    Parte inferior do corpo
         
Chamar em caso de necessidade          
Deitar-se e levantar-se da cama          
Deslocar-se no interior da casa          
Fazer as tarefas domésticas          
Apanhar um objecto do chão          
Escrever          
Telefonar          
Gerir os seus bens          
Tomar a sua medicação          
Sair e entra rem casa          
Subir ou descer uma escada ou rampa          
Fazer as suas compras e actividades exteriores habituais          
Utilizar um meio de transporte comum          
Utilizar um meio de transporte individual          
Vida
afectiva
e social
Relacionar-se com a família          
Relacionar-se com os amigos e vizinhos          
Prática de actividades de lazer          
Relacionar-se socialmente (não-trabalho)          

Vida
profissional
e de
formação

Exercer uma actividade profissional ou de formação          
Deslocar-se para o seu local de trabalho ou para a escola          
Deslocar-se no seu local de trabalho ou na escola          
Estabelecer relações adequadas com os seus colegas          
Estabelecer relações adequadas com a hierarquia ou professores          
Estado de
aparência
e de
estética
Ser percebido pelos outros como inestético:
  1: ligeiro ou discreto
  2: moderado, compensável por artifícios, maquillages, roupas.
  3: importante, com modificação do comportamento do meio
  4: muito importante, com obstáculo major à vida social
         
Tratamentos
Necessidade de tratamentos por profissionais:
  1: uma vez/mês
  2: uma vez/semana
  3: várias vezes/semana
  4: todos os dias
         

 

Avaliação da subjectividade

Score 4: escala de gravidade para a subjectividade
0
sem modificação da subjectividade
1
atingimento subjectivo mínimo
2
atingimento subjectivo médio
3
atingimento subjectivo importante
4
atingimento subjectivo muito importante

 

 
Comentários do avaliador e da pessoa avaliada
0
1
2
3
4
Ponto de vista sobre as circunstâncias do seu estado de pessoa em situação de handicap            
Ponto de vista sobre as modificações do seu corpo
(sente-se «diferente»?)
           
Ponto de vista sobre o estado actual das suas capacidades funcionais
(sente-se diminuída?)
           
Ponto de vista sobre as situações de handicap encontradas
(sentimento de exclusão?)
           
Ponto de vista sobre as possibilidades de evolução, de readaptação            
Sofrimento:
   De origem orgânica
   De origem física
           

 

Escala de gravidade global

0
nenhuma dificuldade ou limitação
1
ligeiro; desconforto, sofrimento
2
médio; restricção da actividade com fraccionamento da actividade ou dependência medicamentosa, de ajuda(s) técnica(s) ou de adaptação do meio, sem dependência de ajuda humana
3
grande; limitação importante das actividades, necessidade de ajuda humana parcial (incitação, complemento)
4
muito grande; dependência de ajuda humana muito grande.

 

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